MOSCERINO - Avenida das Hortências, 1095 - Fone: (54) 3286.3544 - Gramado - RS - Brasil

Principal Confraria Receitas Eventos Reservas
 
  APRESENTAÇÃO
 

A chama da criação arde suave no Moscerino, onde o proprietário Luiz Carlos Moschem, o Muskito (em italiano deu origem ao nome da casa) coloca em prática um pouco da sua filosofia budista através da contemplação do alimento e do ato de se alimentar. O cardápio de pratos italianos regionais nasce de uma reflexão sobre os elementos da natureza. Privilegia produtos de época, ervas, especiarias, azeites, essências, sementes e flores. Assim como técnicas sutis de manipulação e preparo dos ingredientes, em busca da sintonia entre o palpável prato e o impalpável paladar. Nas viagens e cursos pela Europa, o conhecimento. Nas lembranças da mamma ao fogão, a sensibilidade.

Surge o equilíbrio do yin-yang na comida. Reconfortante polenta creme nominada tiragna pelos trentinos recheada com linguicinha fresca e queijo. Riso substancioso com a trivial lingüíça e as contemporâneas alcachofras. Perdiz de acentuado gosto de caça com tenras frutas do bosque. Tomates desidratados no princípio de acentuação do sabor.

O exterior da casa ampla em tijolos e madeira antiga, vindas da casa da mãe do proprietário integra mosaicos fabricados pelo seu pai exaltando o prenúncio de seu interior quente. Como não poderia deixar de ser, também no salão há um casamento de silêncio e calor italiano. Muskito persegue o místico, buscando novos conceitos e novas receitas para sua pequena cozinha, que ele ainda pretende transformar num espaço amplo para compartilhar com amigos e clientes.

A arte gastronômica do Moscerino

As refeições preparadas no Moscerino são como adornos perfumados.
Os detalhes decorativos se aliam ao aroma, aguçando a imaginação,
 provocando o paladar, antes que a comida chegue à boca.
“Na montagem de um prato, deve-se ter cuidado com os ingredientes,
com profundidade, altura e largura, é como um quadro
de Van Gogh que respeita as cores”, filosofa o dono da casa, Luiz Carlos Moschen, o Muskito.
O restaurante que comemora dez anos em Gramado é italiano,
como a origem da família Moschen.
No cardápio predominam as massas. Mas a cozinha também
privilegia receitas mediterrâneas de peixes, crustáceos e moluscos.
O chef seleciona ervas aromáticas para a sedução dos comensais. E dispõe os ingredientes  com dedos ágeis e precisos, oferecendo alimentos como nobres esculturas.

Assessoria Gastronômica

O chef Muskito iniciou suas atividades na gastronomia em 1982 no Kilt Pub como gerente, após inaugurou o Chez Vous restaurante em 1986. Em 1995 inaugurou o Moscerino que se tornou uma referência em termos gastronômicos em todo o Rio Grande do Sul.

Muskito realizou cursos no SENAC, ICIF (Italian culinary institte for foreigners) em Bento Gonçalves, sendo posteriormente convidado para fazer um curso na  matriz da escola na cidade italiana de Costiglioli D’asti na região de Piemonte.

Participou de diversos eventos na mostra nacional de gastronomia.

Participa como instrutor e consultor de eventos em grandes empresas fazendo treinamento de equipe e trabalhos em grupo, usando para isso a mescla de técnicas de culinária e Zen Budismo. 

MOSCERINO
Avenida das Hortências, 1095
Fone: (54) 3286.3544

 

 

 
 
Resolução Mínima de 800x600 © Copyright 2006 - Ristorante Moscerino - All rights reserved